Bem-vindos ao meu Portifolio de Artes Cênicas / Welcome to my Performing Arts Portfolio


O Teatro é para mim uma janela para a alma humana. Sentimento compartilhado em palavra, som, imagem. Expressão do corpo e da voz no espaço, repetindo o jogo da vida como espelho das relações. Aqui compartilho exercícios, técnicas, experiências como autora, diretora, professora, intérprete e platéia, bem como links relacionados às postagens para quem quiser voar mais alto.

*****
Theater for me is a window upon the human soul. Feelings shared in words, sounds, images. Body and voice expression in space, repeating the game of life as a mirror of relations. Here I share exercises, techiques, experiences as a playwrite, director, teacher, performer, and audience, as well as links related to the posts so you can fly higher. Hope you enjoy!




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Michael Jackson's THIS IS IT - o aplauso final



Assisti essa semana ao filme This Is It, documentário sobre aquele que seria o último show de Michael Jackson. Saí com uma imensa paixão pela arte, pelo palco, por cantar e dançar. Saí com um imenso amor pela Vida e sua expressão pop, o Show Buisness.

Quem gosta do Michael Jackson "produto", ícone lapidado consumido nas incontáveis horas de clips exibidos pelo Fantástico desde os anos 80 é melhor não ir. O Michael do documentário de Ortega é o ourives. Um artista como qualquer outro. O trabalhador, criando, mudando, "marcando" coreografia, participando da seleção do corpo de baile, discutindo acordes e tempos musicais com a banda.

Sem máscara, em casa no palco, dançando para si e para uma platéia formada apenas por outros artistas-trabalhadores. A imagem que fica, a de um sorriso satisfeito no fim do ensaio. Quantos ensaios por trás do sorriso no fim daquele?

THIS IS IT ~ o filme, e não o show ~ era mesmo pra ser a última obra do artista. Sua alma só deve ter encontrado o caminho depois da estréia mundial. Imagine ser Michael Jackson, ter a inspiração, vislumbrar, criar, ensaiar, lapidar até sorrir... não dormir... e não gozar no final. A arte é um jogo, uma onda circular. Do divino, passa pelo artista, para o público, que agradece o universo em forma de aplauso. Não se aplaude o artista e sim graças a ele. Imagine ser Michael Jackson e não gerar aquela onda divina que estoura na praia em forma de aplauso?

Nunca fui fanática por ele, mas confesso que nesse filme, ele foi capaz, tamanha a sua paixão pelo palco, que renovar esse amor também em mim. Ri, chorei, e aplaudi, fui além e mergulhei fundo ~ no universo e também em mim ~ tudo graças a ele. Por duas horas num dia 3 de Novembro em Copacabana eu fui Michael Jackson. E foi maravilhoso!

Thank you, MJ!

Um comentário:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE:
INFINITAS CENAS


ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE LOVE STORY, CABALLO, LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL.

José
ramón...