Bem-vindos ao meu Portifolio de Artes Cênicas / Welcome to my Performing Arts Portfolio


O Teatro é para mim uma janela para a alma humana. Sentimento compartilhado em palavra, som, imagem. Expressão do corpo e da voz no espaço, repetindo o jogo da vida como espelho das relações. Aqui compartilho exercícios, técnicas, experiências como autora, diretora, professora, intérprete e platéia, bem como links relacionados às postagens para quem quiser voar mais alto.

*****
Theater for me is a window upon the human soul. Feelings shared in words, sounds, images. Body and voice expression in space, repeating the game of life as a mirror of relations. Here I share exercises, techiques, experiences as a playwrite, director, teacher, performer, and audience, as well as links related to the posts so you can fly higher. Hope you enjoy!




quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Mendigo ou o Cão Morto

As escolas municipais de São José do Vale do Rio Preto foram contempladas pelo Projeto Ações Artísticas (parceria entre o Espaço Mandala, o Instituto Gaia e a Secretaria de Educação e Cultura de SJVRP) com 8 apresentações do espetáculo O Mendigo ou o Cão Morto. O texto de berthold Brecht foi dirigido por Ana Aditi, coreografado por Rafael Tupinambá (ambos professores do Espaço Mandala e responsáveis pelo Projeto) e fotografado por Marissol Diniz (aluna do Espaço pelo Projeto).








sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Exercício do Hipnotismo Colombiano


No exercício do Hipnotismo Colombiano, realizado em duplas, um participante guia os movimentos do outro com a palma da mão, trabalhando foco, planos alto, médio e baixo, e direção do movimento. Depois invertem-se os papéis.
Na foto, alunos do Projeto Ações Artísticas em São José, uma parceria entre o Espaço Mandala, o Instituto Gaia e a Secretaria de Educação e Cultura de SJVRP.

Exercício do Espelho


No exercício do espelho, de frente um para o outro, um participante guia com movimentos lentos o companheiro, que o segue. Depois invertem-se os papéis.
Aqui, este exercício tradicional do teatro é representado por alunos de Teatro do Projeto Ações Artísticas, parceria entre Espaço Mandala,Instituto Gaia e Secretaria de Educação e Cultura de SJVRP.

Seqüência dos Sete Pontos

1- Postura da Montanha
2-Postura da Lua
3-Postura do Tronco para Frente
4-Postura da Xícara
5-Postura do Arqueiro
6-Postura da Palmeira
7-Postura da Árvore
Nas aulas de teatro do Espaço Mandala, utilizamos seqüências de Yoga para trabalharmos força, energia, flexibilidade, e equilíbrio com os alunos.
Uma dessas seqüências, ensinadas pelo Professor Rafael Tupinambá, formada por 7 posturas de Yoga, uma para cada chakra, está representada aqui por alunos de Jazz do Projeto Ações Artísticas em São José, uma parceria entre o Espaço Mandala, o Instituto Gaia e a Secretaria de Cultura e Educação de SJVRP.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Espetáculo de Bolso: O Mendigo ou o Cão Morto, de Berthold Brecht



O Instituto Gaia e a Secretaria de Educação e Cultura de São José do vale do Rio Preto, RJ, apresentam o Grupo Mandala no espetáculo "O Mendigo ou o Cão Morto", de Berthold Brecht, apresentado todas as sextas-feiras nos Centros Educacionais do Município nos turnos matutino e vespertino.

Título original: “Der Bettler Oder Der Tote Hund”, escrita em 1919, apresentada pela primeira vez em Berlim, em 27 de Setembro de 1967.

Sinopse: Um Rei, chegando da guerra vitorioso, encontra na porta de seu palácio um mendigo. Trava-se uma discussão, aparentemente sem nexo, na qual o mendigo parece não saber com quem está falando. Questiona não apenas o Rei como também o público a respeito do que realmente significa o Poder. O Rei, cansado das estórias do mendigo, segue seu caminho para o Palácio, onde o aguardam as comemorações pelo seu triunfo na guerra. O fim da estória revela uma surpresa a respeito do mendigo, deixado em companhia de seus pensamentos solitários.

Sobre o autor (Berthold Brecht): Considerado uma das pessoas mais importantes do teatro do século XX. Nasceu na Bavária (hoje Alemanha) em 1898. Aos 16 anos de idade já via publicados os primeiros trabalhos poéticos. Escreveu sua primeira peça em 1923. Conheceu o sucesso e foi banido da Alemanha por assumir-se comunista em 1929. No exílio, chegou aos EUA, onde tentou escrever para Hollywood. Suas peças representam uma renovação na dramaturgia, pois levam o espectador a refletir sobre os personagens em vez de se identificar com eles. Como temas centrais de sua dramaturgia aparecem a busca pelo poder, pelo alimento e pelo dinheiro, sendo uma característica forte um certo gosto pela provocação e pelo cinismo. Em 1947 voltou para a Alemanha, acusado de atividades anti-Americanas. Morreu em 1956, na Alemanha Oriental.

Sobre o Grupo Mandala: Constituído pelos professores e alunos do Espaço Mandala de São José do Vale do Rio Preto, RJ, inaugurado em Junho de 2010. De uma parceria entre este espaço de Arte e o Instituo Gaia nasceu o Projeto Ações Artísticas em SJV Rio Preto que, com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, vem descobrindo novos talentos da região e levando o Teatro e a Dança gratuitamente à comunidade.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Criatividade ~ Osho



"A criação não é um evento histórico que aconteceu em algum lugar no passado –
ela está acontecendo a cada momento, Deus está criando a cada momento.
Mas novamente a linguagem cria um problema e nós dizemos: “Deus está criando.”.
Parece que Deus é alguém que continua criando.
Não, a própria criatividade é que continua se movendo e se movendo a cada momento.
Essa própria criatividade é Deus."

Osho

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Intimidades ~ Universidade de Brasília (2005)













Na Universidade de Brasília, colagem de trechos de obras consagradas. Livre-adaptação do texto Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, como Dona Senhorinha.

Meu Pequeno Príncipe ~ Edson Cacimiro a partir do clássico de Saint Exupéry (2006)












Com a Mais Companhia Teatral no clássico O Pequeno Príncipe. Ganhei da vida dar vida a 3 personagens tecidos de sonho por Saint Exupéry. Por trás da máscara via apenas crianças na platéia, e vi que a criança da gente não morre jamais.

O Doente Imaginário ~ Molière (2005-2006)












Com o grupo Carroça Cultural, O Doente Imáginário, de Molière, apresentado no Distrito Federal, Goiás e Bahia.
Com os amigos da Carroça aprendi a amar a Commedia Dell'Arte e as técnicas circenses.
O gupo foi criado sob orientação do Professor Jesus Vivas por alunos da Universidade de Brasília com o intuito de aprofundar seus conhecimentos sobre a Commedia Dell'Arte.
As fotos acima foram tiradas durante a apresentação no MoTeU (Mostra de Teatro Universitário), em 2005.
Para ler mais sobre Molière e O Doente Imaginário, clique nos links da barra lateral.