Sequências e técnicas de preparação vocal que utilizo como atriz, diretora e professora, uma compilação do que aprendi com os Professores Moisés Conceição, Paula Villas, Sílvia Davini, Fernando Villar, Ricardo Guti e Deva Premal.
1. Consciência Corporal - A Prof. Sílvia Davini conduzia um relaxamento com a turma levando-nos a uma viagem consciente pelo interior da cabeça, da boca, as fossas nasais, aparelho respiratório, costas, costelas, pulmões, diafragma, etc. Demorava um pouco, mas se for adotado de forma mais ágil, é um bom para começar qualquer trabalho que vá utilizar a voz.
2. Alongamento - sugiro o alongamento articular do Tai Chi, movimentos arredondados com as principais articulações do corpo todo, da cabeça aos pés:
a. pescoço: girar a cabeça para um lado, depois o outro
b. ombros: desenhar círculos para frente e para trás
c. braços: com os braços alongados, movimentos de crawl e costas (natação)
d. cotovelos: cotovelos parados, desenhar círculos com os ante-braços nos 2 sentidos
e. pulsos: desenhar círculos com as mãos nos 2 sentidos
f. coluna vertebral: descer pelo lado, tronco para frente, subir; torção 2 p/ lados
g. quadril: círculo grande para os 2 lados
h. joelhos: com os pés afastados, círculos p/fora e p/dentro; e juntos, p/os 2 lados
i. tornozelos: com os dedos no chão círculos para dos 2 lados; com o pé fora do chão: flex-ponta e círculos p/ os 2 lados
3. Aquecimento:
a. massagem na cabeça: pente, raízes e tamborilar
b. massagem nas orelhas
c. massagem na face: sombrancelhas, têmporas, nariz, maçãs do rosto, acima e abaixo da boca, embaixo do queixo, maxilar
d. chicletão
e. bolo massudo
f. beijinho-sorriso
g. boca-de-peixinho
h. boca-de-leão
i. massagem nas mãos
j. chacoalhar e dançar (Meditação Kundalini de Osho)
k. bocejar
4. Respiração:
a. Desbloqueando a Respiração (Osho Divine Healing, em construção no Blog Corpo Astral, link na barra lateral)
b. Vogais e Chakras (Osho Divine Healing, em construção no Blog Corpo Astral, link na barra lateral)
c. Si-Fu-Xi-Pá
d. escalas com as diferentes vogais
e. caminhar para frente e para trás projetando as diferentes vogais na parede (ajuda a controlar o volume de som projetado)
5. Dicção:
a. Ma-La-Fa-Pá; Me-Lé-Fé-Pé; Mi-Li-Fi-Pi; Mó-Ló-Fó-Pó; Mô-Lô-Fô-Pô; Mu-Lu-Fu-Pu
b.Bláxi, Bléxi, Blíxi..., Tláxi, Tléxi..., Cláxi..., Fláxi...
c. Texto em câmera lenta
d. Texto em câmera rápida
e. Só as vogais do texto
f. Só as consoantes do texto
6. Expressão:
a. Quais as palavras de apoio da frase, parágrafo, etc.
b. Repetir a palavra até que ela perca o sintido e depois recupere
c. Repetir uma plavra e buscar o sentido da próxima; quando o sentido estiver claro, dizer a próxima com o sentido que lhe é próprio; repetir com outras palavras sucessivamente
d. Caminhando, mudar de diração conforme a pontuação do texto
e. Criar ações corporais para as palavras, frases, parágrafos; repetir as palavras (frases ou parágrafos) com e depois sem a ação corporal
f. Estudar o texto com a ajuda de um gravador (MP3)
g. Dizer o texto, depois ouvir a gravação com quietude e imobilidade, observando atentamente o corpo e as emoções, e por fim dizer o texto novamente com totalidade
7. Des-aquecendo
a. bocejar
b. escorregar da nota mais alta para a mais baixa
8. Dicas
Diga não ao chocolate e às balas com mentol. Beba muita água. Gargarejo com água morna e sal é bom. Pinga, gengibre, mel e limão, melhor ainda! Cobrir o pescoço, principalmente antes de usar a voz. Silêncio no dia da apresentação, é uma ótima oportunidade de se observar e guardar energia para a presença cênica. Silêncio depois, é o relaxamento do sistema vocal.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
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